Meu Menu Fit: Cottage caseiro 0% de gordura

sábado, maio 11, 2013

Cottage caseiro 0% de gordura

Ultimamente eu tenho tido uma relação diferente com os alimentos. Cada vez mais e tenho buscado opções saudáveis para fazerem parte da minha vida e inevitavelmente acabo me deixando levar pelos alimentos "homemade" ou feitos em casa! Primeiro foi a manteiga de amendoim, depois o iogurte grego e agora o cottage. Não vou mentir dizendo que não dá trabalho, porque dá, mas não é "O" trabalho, é uma coisa simples, rápida que quando passa a fazer parte da sua rotina vc nem lembra. Ah sem contar o preço que fica no final! Então eu prefiro fazer, porque eu sei o que estou colocando, sei que é saudável e sei que é barato! Fazer dieta certinha não é barato, e se a gente pode ajudar a melhorar, por que não?

Chega de blá, blá, blá e vamos lá...




Ingredientes:
1 litro de leite desnatado (usei Regina que pra mim é o mais saboroso)
suco de 2 limões
sal
tempero a gosto

Preparo:

Assim como no preparo do iogurte, vamos esquentar o leite até chegar ao ponto de fervura. Depois apague o fogo, espere 15 min e acrescente o suco dos limões.

PULO DO GATO: muita gente tem dificuldade de fazer cottage com leite desnatado porque o leite não coagula. Isso acontece por conta da quantidade do suco de limão. Com leite integral, 1 1/2 colher de sopa já é capaz de coagular o leite, mas com o desnatado eu só consegui com suco de 2 limões.

Após acrescentar o suco dos limões, mexa para misturar e acenda o fogo novamente, (fogo baixo, não pode ferver). E aí verá a mágica acontecer, o queijo começará a ser formado se desprendendo do soro. Quando perceber que vai começar a ferver, desligue o fogo e coe a mistura. (eu uso filtro de café, igual ao iogurte grego. Não viu a receita? Clica aqui), deixe descansando por 1 hora e pronto.

Agora é hora de temperar e aí fica a gosto. Eu usei orégano, pimenta calabresa e sal.







Fica muito bom e bem sequinho, se quiser mais cremoso é só acrescentar 2 colheres de sopa de creme de leite light (mais aí deixa de ser 0 fat).

Espero que tenham gostado!

Bjs e até a próxima...

PS: Não joguem fora o soro. Eu vou testar uma coisa amanhã que se der certo será a salvação do "o que fazer com o soro que sobra?"

54 comentários:

  1. Aiii se eu tivesse visto isso ontem!! Joguei 1 litro de leite regina fora pq tentei fazer uma receita q vai leite integral e 2, 3 col de limão,e nao deu certo com o desnatado!! E cheia de limão em casa, q raivaaa kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Flávia! Que delícia encontrar seu blog! Estou adorando suas receitas, super úteis! Queria te deixar uma dica: colocar as informações nutricionais dos pratos, seria bem útil para adequarmos eles à nossa dieta!
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho! Algumas receitas tem o valor nutricional, é que dá um pouquinho de trabalho calcular tudo, mas eu vou tentar colocar daqui pra frente porque eu sei que é importante mesmo... Bjs.
      Ah, qual seu nome?

      Excluir
    2. Coloca do cottage.. rsrsrs

      Excluir
    3. Eu faço com vinagre de maça e da certo! Uso de 3 a 5 colheres no maximo

      Excluir
  4. Olá, Flávia! Tudo bem?
    Estou começando agora a vidinha fitness. Preciso de muita disciplina, não nego.
    Não sou gordinha mas sabe a falsa magra? Então. Já tem um tempinho que frequento academia mas quero levar mais a sério. Acompanho seu blog tem algumas semanas e gostei muito. Bacana a ideia de um blog específico para receitinhas. Cottage é um queijo que costumo ter dificuldade de encontrar nos mercadinhos do bairro onde moro. Fiquei com bastante vontade de me aventurar. A questão, no entanto, é a seguinte: como sou a única da casa mais preocupada com alimentação saudável, gostaria de saber por quanto tempo o queijo cottage caseiro se conserva, como você faz isso, enfim, qual a melhor maneira.
    Outra pergunta: seu sobrenome é Lobão mesmo ou só Lôbo? Questiono porque meu sobrenome é Lôbo.

    Flávia, é isso. Bom domingo para você.
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariana, obrigada pela mensagem. O cottage dura até 5 dias na geladeira. E meu sobrenome é realmente Lobão, rs! Bjs.

      Excluir
  5. Vou tentar fazer Flávinha!!! Deve ter ficado top!!! Bjao da Fabiana Maciel (Bibi)

    ResponderExcluir
  6. Olá, Flávia! Seu blog foi o achado do ano na minha vida, rs. Eu gostaria de saber qual a quantidade final do cottage, 400g igual ao iogurte, mais ou menos? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi... Não esse tem rendimento um pouquinho menor, cerca de 300g. Um beijo! E aí Jesus, qual é seu nome?

      Excluir
    2. Nossa, com tanto blog que tem que logar pra comentar, eu nem percebi que dava pra colocar o nome aqui, rs. Muito obrigada pela reposta. Vou testar o Cottage hoje e o iogurte amanhã e depois te conto como ficou. Beijo.

      Excluir
  7. Oi Flavia
    Eu fiz o cottage e deu certo, mas achei que o gosto do limão ficou muito acentuado.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que vc pode tentar é diminuir um pouco o limão. As vezes vc usou dois grandes. Então sugiro que vc comece com um e se não talhar vá aumentando a quantidade. assim pode melhorar essa sensação! Com vinagre tb dá certo, mas acho que não fica gostoso! Bjs.

      Excluir
  8. Flávia, testei a receita e ficou incrível! Tão fácil e rápido de fazer. Fiquei super feliz. Agora vou testar o iogurte grego =) Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi Flávia, será que dá certo com o leite de lactose reduzida? Você já testou? beijo, adoro seus blogs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não testei mas eu acredito que dê certo sim! Se fizer depois me conta! Bjs.

      Excluir
    2. Olá Flávia, fiz com leite sem lactose, semidesnatado. 1L do leite rende 170g de cottage.

      Excluir
  10. Já descobriu o que fazer com o soro, Flávia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, poxa vida!!! Até tentei reutilizar, mas não tive sucesso. O jeito é usar em bolo, substituindo parte do leite!!! Dá dó de jogar fora né! Bjs.

      Excluir
    2. Eu descobri. Estou fazendo pão com o soro no lugar do leite. Eu uso a panificadora da britânia (multipane 2) com a seguinte receita (ciclo integral (n. 3), 600g): 1 copo de soro com 1 ovo dentro do copo, 1 e 1/2 colher de chá de sal, 2 colheres de sopa de sucralose forno e fogão, 1 e 1/2 colher de sopa de iogurte desnatado, 3 copos de farinha de trigo integral, 2 colheres de chá de fermento biológico seco instantâneo. Às vezes a massa fica um pouco seca. Se isso ocorrer, é só ir colocando colheres de sopa de água até atingir a consistência certa. Fica ótimo!

      Excluir
    3. Obs: Não pode misturar o fermento direto no líquido. Tem que misturar na farinha primeiro.

      Excluir
  11. Ameeeeeeeei! Logo de cara achei q rendeu pouco p muita caloria (3/4 da caixa de leite semi desnatado toda.. cerca de 300 calorias + 40 calorias de 5 azeitonas + 60 calorias de 1 colher de requeijão light p ficar mais pastoso), mas, comendo com moderação, com certeza é uma ótima pedida. Temperei com cebolinha, pimenta do reino e tempero desidratado (coentro, cebola, alho) e ficou tudo de booooom!!! Pelas minhas contas, rende 5 porções boas, ou seja, 80 calorias por porção...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa deve ter ficado ótimo com esses temperinhos!!! Amo!!! Bjs....

      Excluir
  12. Eu fiz a receita, mas deixei mais que 1 hora escorrendo e acabou que ela ficou seca demais. Talvez valesse a pena, quando isso ocorrer, que misturássemos apenas um pouquinho do soro com o queijo, a fim de que ele fique um pouco mais cremoso. Você acha que isso dará certo, Flávia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo, vc pode deixar menos tempo ou misturar meso um pouco de soro! Se vc quiser pode colocar uma colher de requeijão, ou creme de leite ligth! Vai aumentar o valor calórico, mas fica muito bom!!! Bjs.

      Excluir
    2. Valeu! Mas vou ficar no 0 fat mesmo, agora que estou conseguindo adquirir o corpo que quero (com ajuda das suas receitas e exercícios). Bjs

      Excluir
  13. O cottage da foto acima tem creme de leite? Ou é a foto da receita 0% fat?

    ResponderExcluir
  14. Fiz um cottage orgânico.

    Muito gostoso (embora meio seco) e sem agrotóxicos!

    ResponderExcluir
  15. O iogurte grego da sua receita também ficou ótimo. Mas não sei se ficou na textura certa. Eu deixei bastante tempo escorrendo e na geladeira, mas não ficou tão durinho quanto o do supermercado. Você imagina o que eu devo ter feito errado? (Usei leite e iogurte desnatados e orgânicos)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acredito que é por conta de serem orgânicos. Acho que pode ter sido a temperatura. As vezes vc vez num dia mais frio, não? Bjs.

      Excluir
    2. Verdade, Flávia. Eu fiz num dia frio mesmo. Valeu pela dica.
      :)

      Excluir
  16. o soro tem proteína???? Não é a matéria-prima do whey???
    Vou beber esse soro ai, hhahaha

    ResponderExcluir
  17. simplesmente demais!!! caiu como uma luva porque não tô encontrando cottage em nenhum mercado, agora vou fabricar kkkk...muito, muito, muito obrigada!!!!!

    ResponderExcluir
  18. só uma dúvida Flávia, por acaso você sabe quantas calorias tem nessas 300gr ?

    ResponderExcluir
  19. Show de bola essa receita! Me salvou ashuashuas

    ResponderExcluir
  20. Posso fazer com leite No Lac, zero lactose? Ele é semidesnatado. será que dá certo? Sou intolerante a lactose. Obrigada

    ResponderExcluir
  21. Amei o resultado.. Não estava "Botando fé", mas quando fiz e deu certo, me subiu a maior nostalgia.. Muito obrigada pela dica

    ResponderExcluir
  22. Descobri algo fantástico, Flávia. Seguinte: eu fiz o cottage com leite integral e duas colheres de limão, mas esperei o leite ferver e coloquei o suco de limão enquanto ele estava fervendo e fiquei mexendo. O queijo foi coagulando e soltando do soro e, depois, começou a se aglutinar e ficar meio derretendo. Daí tirei do fogo, continuei mexendo um pouco e escorri o soro. Depois de escorrido, coloquei os temperos. Quando utilizei o queijo no pão aquecido na sanduicheira, qual não foi a minha surpresa quando notei que o queijo que eu tinha feito derretia de um modo parecido com mussarela (parecido, embora diferente). Ficou realmente muito gostoso, embora não fosse 0% gordura. Uma nova receita pra você testar, Flávia. De repente funciona com leite desnatado, se você colocar o suco de limão enquanto a água estiver fervendo e mexer um pouco. Com leite integral, eu já sei que funciona. Se alguém aqui tentar fazer com o leite desnatado, por favor, depois, poste aqui o resultado.

    ResponderExcluir
  23. Boa tarde, moça preciso fazer essa receita, mas como faço o suco de limão, qual a quantidade de água para 2 limões?

    ResponderExcluir
  24. Oi, Anônimo, é só espremer os limões, sem água.

    ResponderExcluir
  25. pode ser feito com o leite sem lactose ?

    ResponderExcluir
  26. Fiz Flavia!
    Deu super certo. Aqui ta difícil de achar, e quando acha é bem carinho.
    Obrigada por compartilhar suas receitas.

    ResponderExcluir
  27. Eu sei fazer uma massa integral para fazer um salgado mais saudável.
    350 ml soro do cottage
    200 ml água
    100 ml óleo de girassol
    500g de trigo Integral
    500g de Trigo Normal
    30g Fermento Biológico
    1 1/2 de açúcar Mascavo
    1/2 colher de sal/Tempero em pó

    Coloque em um recipiente os ingredientes líquidos e leve ao forno microondas por 90 segundos em potencia máxima.
    Quando este liquido estiver morno, a uma temperatura aproximadamente de 45 graus, coloque o fermento com o açúcar em um recipiente fundo tipo bacia e vire o liquido para começar a fermentação. Deixe por 5 min fermentando e depois coloque o tempero com os trigos. Misture até ficar uma massa grudando na mão. Se ficar muito grudenta, acrescente farinha aos poucos até soltar da mão e virar uma massa de pão. Sove a massa, e faça bolinhas de aprox. 70g. Deixe crescer e depois abra com um rolo. Coloque o recheio de qualquer preferencia e faça formatos fechados, tipo esfirra fechada para baixo ou para cima, pizzinhas e qualquer outro tipo de formato de pão recheado. Deixe crescer, e depois de crescido, leve ao forno em 160 graus por 20 min. Vai sair um pão super saboroso. Qualquer coisa adicione no facebook !

    ResponderExcluir
  28. Gente o soro eu fiz uma batido de banana.. ficou ótimo.
    Coloquei no liquidificador 2 bananas congeladas cortadas em rodela, 1 colher de semente de chia, 1 colher de aveia em flocos 1 copo de soro de leite (Whey caseiro) e bati tudo.. Dai vc pode adoçar com quiser (adoçante, mel, açúcar mascavo). eu usei mel..

    ResponderExcluir
  29. Esse cottsge caseiro como faz pra saber qtas calorias tem?

    ResponderExcluir
  30. Esse cottsge caseiro como faz pra saber qtas calorias tem?

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário!