Meu Menu Fit: Iogurte Grego Caseiro Normal ou sem Lactose

sexta-feira, abril 26, 2013

Iogurte Grego Caseiro Normal ou sem Lactose

Essa receita definitivamente foi a melhor que eu já fiz. E estou republicando aqui no blog a receita que estava lá no meu outro blog o "Confissões de uma Quase Sarada".

Eu gostaria muito que quando vocês fizessem as receitas me dessem um feedback para eu saber se realmente vocês gostaram. E quem tem Instagram é só colocar a hashtag #meumenufit e #mmf. Ah lembrando o meu Instagram é @flavialobao.

Agora vamos para a receita.


Quando eu vi que a Nestlè tinha lançado o iogurte grego eu fiquei doida, porque lá fora esse iogurte é muito comum e a qualidade é extraordinária, zero gordura, sem adição de açúcar. Aí eu fui ao mercado comprei, cheguei em casa e li a embalagem e fiquei frustrada porque além de gordura tinha açúcar!!! Mas como tinha comprado eu experimentei o "iogurte grego", e de fato eu gostei, mas de forma alguma iria se adequar na minha dieta...


Os mais famosos lá fora: FAGE



E Chobani...




Olha a variedade de sabores 0% fat, 0% açúcar!!!



Agora vamos comparar as tabelas nutricionais:





Não tem nem comparação né, praticamente metade do tamanho como dobro de calorias, gordura e carbo...

Aí eu coloquei a cachola para funcionar e comecei a caçar receitas até que achei uma, fiz e ficou azedo. depois testei outra e não ficou com uma textura legal, até que finalmente... ACHEI!!!

Não é difícil, é um pouquinho demorado, mas o resultado compensa muito!!!

Vamos lá então:

Os ingredientes:



1 litro de leite desnatado
1 copo de iogurte natural desnatado
baunilha
adoçante a gosto

Segredinho número 1: A escolha do leite. A marca influencia no resultado, a primeira eu fiz com Elegê e não gostei do sabor. Então eu comprei esse leite Regina ZERO que eu amo, é uma delícia puro tem gosto de leite de verdade, encorpado, até a cor dele é diferente (mais amarelado do que o Elegê que é brancão). Se não tem esse leite na sua cidade, acredito que o Parmalat desnatado tb deva ficar bom porque para mim é bem parecido com o Regina.

Segredinho número 2: A escolha do iogurte. Desnatado, com menos carbo e mais proteína. De todos que vi no mercado, o Paulista foi o melhor. Além de ser mais barato!!!

PRIMEIRO PASSO:

Colocar o leite na panela (tire 2 colheres de sopa e reserve) e aquecer até o ponto de fervura. Isso seria 95ºC, mas como não tenho termômetro, foi no olho mesmo. Esperei esquentar até formar uma espuma sobre o leite, antes dele ferver.

SEGUNDO PASSO:

Depois que o leite chegou nesse estágio, desligue o fogo e espere chegar a 35ºC, Como assim, se não tenho termômetro? Bem é só esperar chegar chegar ao ponto de colocar seu dedo e sentir bem morninho, leva uns 50 min até chegar esse ponto.

TERCEIRO PASSO:

Enquanto vc espera chegar a essa temperatura morninha, pegue o iogurte (que vc já deve deixar fora da geladeira por 1 hora antes de começar todo o processo - isso vai fazer com que as bactérias "acordem") e misture 2 e 1/2 colheres como leite que vc reservou. Aqui estão dois grandes segredos: 1- deixar o iogurte em temperatura ambiente e 2- misturar SÓ duas e meia colheres de iogurte no leite... Por mais tentada que vc fique não coloque o pote todo... esse foi um dos meus erro que fez o bixinho ficar azedo...

QUARTO PASSO:

Colocar a mistura de leite com iogurte no leite morninho. Enrolar um pano e colocar no forno, DESLIGADO, só com a luz acessa para manter o calorzinho. Deixar lá quietinho por 8-10 horas. Eu fiz a noite e deixei a noite toda!!! NÃO DEIXE MAIS QUE 10 HORAS PARA NÃO FICAR AZEDO!!!





QUINTO PASSO:

No dia seguinte de manhã, a consistência deve ser essa:



Mas ainda tem muito soro... agora a gente vai separar o soro...e encorpar o iogurte.


Eu usei a vaporeira, mas se vc não tem pode ser o escorredor de macarrão, forrado com filtro de papel para coar café... Pode ser um tecido limpo? Pode! Mas eu não tinha, então foi o filtro mesmo.




SEXTO PASSO:

Abri e forrei o fundo da vaporeira, e despejei a mistura de iogurte com soro, não tem problema se misturar!!! Colocar na geladeira por 2-3 horas...




E deve ficar assim: cremoso e consistente!!!




Olha quanto soro que sobrou!!! ISSO É WHEY MEU POVO!!! Pode guardar para usar em outra coisa que quiser enriquecer com proteína!!!



SÉTIMO e FINALMENTE, ÚLTIMO PASSO:

Aqui nesse ponto o iogurte grego está pronto, super cremoso! Mas eu queria que ele ficasse adocicado, então eu pinguei 20 gotas de essência de baunilha e 15 gotas de adoçante. E garanto que faz toda a diferença!!! Quanto ao adoçante fica a gosto, mas não deixe de por a baunilha!!!

Agora é só se esbaldar...





Eu fiz uma geleia de blueberry com amoras que ficou uma delícia para acompanhar!!! Agora é só usar a criatividade para incrementar o iogurte, mas comê-lo puro já é de comer rezando!!!

Resumindo: de 1 litro, o redimento foi 400g do mais puro, cremoso e delicioso iogurte grego, zero de gordura, zero de açúcar e muuuita proteína, já que a gente concentrou a caseína.


PARA FAZER A VERSÃO SEM LACTOSE





Eu usei o leite Itambé NO LAC (90% menos lactose) e o iogurte eu usei da Itambé também (recebi essa dica da Martinha que disse que a tabela era ótima e de de fato é, infinitamente melhor que o Paulista).



Considerações sobre o Iogurte: eu gostaria de ter usado o lacfree da Verde Campo, mas eu não achei onde fiz compras e como eu queria testar muito fiz com o normal mesmo, mas tenho certeza que tb dará certo. Se vc que faz uso de produtos lacfree porque é TOTALMENTE intolerante a lactose, eu recomendo procurar um iogurte sem lactose, mas se vc faz só redução, não fará mal algum usar o iogurte normal até porque a quantidade é muito pequena!




Considerações sobre o Leite: Eu nunca tinha comprado um leite sem lactose e fiquei surpresa pelo fato dele ter a mesma quantidade de carboidrato do que o leite comum, teoricamente se ele não tivesse lactose ele deveria ter menos carbo e também ser menos doce. E não é bem assim. É que na verdade não é que ele seja SEM lactose, a Itambé introduz a enzina LACTASE que vai "digerir" a lactose transformando isso em GLICOSE e GALACTOSE (ah, bioquímica, como eu gosto de vc), por isso a quantidade de carbo é a mesma, e além disso eu achei o leite mais doce do que o leite normal e esse tinha um tom levemente rosado, achei estranho, mas estava na validade tudo certinho então usei!!!  Outra coisa, o leite não é 0% gordura, é 1%.

Explicação da Empresa:


Por que o Leite No Lac tem uma coloração diferente do leite tradicional?
Devido ao processo de deslactosação* o leite fica com a coloração mais escura (processo que dura 30h, promovendo a caramelização do leite) e o sabor mais doce (caramelização e quebra do açúcar do leite em monossacarídeos) que o Leite Semidesnatado padrão.


Considerações do preparo: Eu fiz exatamente da mesma maneira. O que mudou foi só o tempo para escorrer o soro, demora mais, muuuito ais para ele atingir a consistência, 24h, e não fica tão consistente como o normal. Fazendo uma comparação groseira é como se o nosso iogurte comum tivesse a consistência  do Vigor e o nosso Lacfree a consistência do da Nestlé!

A Érica Carvalho fez ambos e me mandou um inbox fofo no face dizendo exatamente isso!!! Ela deixou o mesmo tempo nos dois e o lacfree ficou mais líquido. Agora já sabem, é só deixar mais tempo!!!

Vamos ver como ficou?




Prontinho agora só escolher a versão que melhor lhe agrada e se esbaldar.

O valor nutricional do Normal (170g): Carboidrato 7g; Proteína: 18g Gordura 0g

Ovalor nutricional da versão sem lactose (170g): Carboidrato 7g; Proteína: 18g Gordura 3,4g



Bjs.

33 comentários:

  1. Deve ser muito bom e gostoso,depois de fazer vou dar a minha opinhao!!!!

    ResponderExcluir
  2. Quantas calorias tem o iogurte versão desnatado?

    ResponderExcluir
  3. Poxa vida. Eu fiz e não deu certo. O leite tá do mesmo jeito que eu deixei. Acredito que seja pq eu acabei deixando o leite ferver =\

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luene não foi isso não! Vc pode ter colocado o iogurte no leite ainda quente demais! Como ferveu, demorou mais de 50 min para esfriar! Tenta de novo que vai dar certo!!! Bjs.

      Excluir
  4. Que maravilhosa a receita!!! Ainda mais quando colocamos o adoçante e a baunilha. Ótima dica a baunilha. Perfeito!

    ResponderExcluir
  5. Dá pra usar fermento lácteo (Bio Rich, por ex) para fazer iogurte sem lactose.

    É desse fermento que vc precisa para o leite virar iogurte e já que ele tá presente nas colheradas de iogurte q vc vai usar ele fermenta o leite todo.

    É fácil de encontrar em supermercados e lojas de produtos naturais (Mundo verde, etc) e dá pra ser usado inclusive com leites vegetais.

    É meio caro, mas vc sempre pode separar um potinho do iogurte q vc fez e usar como fermento no próximo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho caro, e me todo lugar tem. Mas a dica é boa! Bjs.

      Excluir
  6. Não vi que postou anônimo =)

    ResponderExcluir
  7. Curti bastante e vou tentar! Mas tenho uma dúvida crucial: Qual o valor proteico do soro do leite que sobra? Como aproveitá-lo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei te dizer o valor proteico, mas creio não ser muuuuito elevado. Dá para colocar na massa de bolo e pães. Bjs.

      Excluir
    2. Obrigado, Flávia!

      Excluir
  8. O meu nao deu certo! Acho que foi pq fiquei na duvda e so misturei duas colheres de iogurte no leite todo.

    ResponderExcluir
  9. Oi Flávia!
    Fiz conforme seu passo-a-passo mas não ficou com esta consistência como na foto acima. Ficou mole e não tem soro. Não usei as marcas que vc mencionou, pois não encontrei no supermercado que eu fui.(o leite usei Tirol e o Iogurte usei Batavo) Por quê será?

    ResponderExcluir
  10. Quanto tempo dura na geladeira?

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Pô cara mto TOP seu blog, fiz essa receita com outra dica e realmente ficou azedo + deu pra levar de boa com uma geléia, agora me tira uma dúvida, esse soro pode ser utilizado como? pra fazer um shake por exemplo? abraço

    ResponderExcluir
  13. Muito boa a receita, tería como vc me explicar como você chegou a esse valor nutricional que foi informado no final da postagem.
    Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
  14. Sobre o soro que sobra .. No iogurte grego e no cottage ... Mistura na GELATINAAAAAA,.. Ou na sem sabor... Ou na com sabor.. Pode fazer mais concentrada tipo a tal bala de gelatina que ja vi na net. . EU AINDA NAO FIZ ...mas foi a primeira coisa q me veio pra aproveitar o soro ..bala de gelatina sabor de abacaxi ... Vou tentar .bju ...ou vc pode fazer uma mousse de coco ..leite de coco light + gelatinaaaa sem sabor + creme de leite light e soro whey rsrsrsrs ..com sucralose ...huuuummm deve ficar bom .....

    ResponderExcluir
  15. Ei Flavia, fiz a receita pela segunda vez e to amando!!!!!!! Vale super a pena!!!! Só uma pergunta: como vc fez pra calcular esse valor nutricional quevc passou??? Pq 18g de proteina é muito, não??? =)

    ResponderExcluir
  16. Oi Flávia, sou intolerante à lactose e tenho uma dica, existe um leite totalmente isento, é o Zero lactose da Piracanjuba, esse é o único que não me faz mal, porque os 90% que tem no mercado, para mim não servem.
    Eu uso o iogurte lactfree da Verde Campo, é igualzinho ao iogurte normal.
    Sou de Campinas/SP, aqui encontro esses produtos na rede OBA (hortifruti).
    Abraços,
    Aydê

    ResponderExcluir
  17. Fiz esse fds com o iogurte sem lactose da Danubio e o nolac da itambé! ficou maravilhoso! Ainda fiz uma geléia de morango e ao invés de usar adoçante (q eu não gosto) usei açúcar mascavo. Foi o melhor iogurte q já comi na vida! vou fazer sempre!

    ResponderExcluir
  18. Fiz e deu super certo! Obrigada por compartilhar a receita conosco, Flávia!! Vou fazer sempre! Agora eu vou fazer o creme de amendoim... depois volto para dizer como ficou. ;)

    ResponderExcluir
  19. Oi, encontrei seu blog por acaso, mas foi muito útil porque andava procurando dicas de como fazer iogurte grego. Acabei usando sua dica do filtro de café um dia para drenar um potinho de iogurte desnatado comprado no supermercado (acho que era nestle), drenei por várias horas pra conseguir um creme que pudesse usar no lugar da maionese (pois tenho alergia a ovo). Adorei o resultado final, vira um creme muito versátil, quase um cream cheese. Mas ontem resolvi fazer iogurte caseiro... comprei um pacotinho de fermento lácteo que vende nas lojas mundo verde, e fiz seguindo as instruções do fabricante, mas sempre modifico receitas então adicionei umas 6 colheres de sopa de Nutren Active Baunilha (resolvi testar, já que minha médica mandou eu consumir nutren hehe), e algumas gotas de essência de baunilha branca ao leite quente. Deixei dentro de um pote com tampa, enrolado numa toalha e dentro de uma bolsa térmica encostada na lateral da geladeira (que fica quente). Deixei a noite toda, e hoje vi o resultado. Deu certo, e ainda tem um sabor e aroma delicioso de baunilha. Tá na geladeira ainda, mas acho que vou drenar com sua dica do filtro de café de novo, porque quero consistência de grego de verdade.

    Os meus ingredientes e o método do fabricante do fermento lácteo marca biorich (http://www.biorich.com.br)

    1 litro de leite desnatado. Eu só tinha em casa 700ml, da marca mococa, e um leite integral da mesma marca, já aberto na geladeira. Usei 300ml desse integral para completar 1 litro.
    1 envelope de fermento biorich
    1 colher de chá de essência de baunilha branca (é incolor)
    6 colheres de sopa de Nutren Active sabor Baunilha
    (http://www.nestle.com.br/site/marcas/Nutren_Active/suplementos_alimentares/baunilha.aspx)

    Modo de preparo pra quem não tem termômetro e nem iogurteira:
    Em uma tigela grande de vidro adicione 500ml de leite gelado, o nutren e a baunilha.
    Ferva 500ml de leite e adicione ao recipiente com o leite gelado. Misture bem pra dissolver o nutren.
    Adicione o fermento lácteo, misture bem pra dissolver.
    Tampe o pote (ou coloque em potinhos menores de porções individuais), enrole numa toalha e ponha dentro de uma bolsa térmica, cooler, caixa de isopor e mantenha em lugar quente. O fabricante diz de 4 a 6h. Eu deixei 12h ao todo. É importante não mexer no iogurte enquanto isso, pois pode parar o processo de fermentação. Após esse tempo, leve à geladeira.
    Se quiser mais consistente, colocar para drenar. Pode adoçar com adoçante, recomendo sucralose pois tem menos contra indicações e o sabor é melhor.

    Ah, uma dica pra você: nunca mais utilize iogurte paulista, pois ele é adicionado de amido para engrossar o iogurte. Sempre leia a lista de ingredientes no rótulo antes de comprar. Eu sempre compro o desnatado que esteja mais barato do mercado, mas sigo sempre a regra de só comprar o que não tenha amido nem outros aditivos.
    Dica 2: se for usar o iogurte caseiro em receitas que tenham cozimento (bolos, tortas etc), adoce com adoçante culinário, pois o comum líquido pode deixar gosto amargo já que a maioria dos adoçantes não resiste a altas temperaturas.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  20. Ah, desculpe meu comentário longo acima.
    Faltou eu dizer que o Biorich é um pouco caro, embalagem com 3 envelopes custou um pouco menos de R$ 15,00. Cada envelope rende 1 litro de iogurte natural comum (não drenado, é claro). Queria testar, por isso comprei. E além disso, só é necessário fazer iogurte com o fermento lácteo apenas uma vez, depois utiliza-se o próprio iogurte como cultura para as próximas vezes (aprox. 2 1/2 colheres do iogurte caseiro para 1 litro de leite). Bjs

    ResponderExcluir
  21. Acabei de fazer meu segundo pote de iogurte grego, estou amando..
    A dias atrás minha mãe chegou em casa com um pote de requeijão cremoso caseiro que ela ganhou, achei super interessante e super simples de fazer e ingredientes bem acessível, so que tem um pouco de gordura.. Daí resolvi procurar receita de queijo cottage por se o mais magrinho, pq estou mudando minha alimentação, ai encontrei sua receita.
    Ontem foi o dia que resolvi testa a receita do iogurte grego e o queijo cottage.
    Nossa o queijo cottage me surpreendeu, pq faço o maior esforço para comer o industrializado, achoo gosto meio azedo, e nunca tinha visto a opção de tempera-lo, agora esse achei uma Delicia ...ainda com temperinho e ervas..acrescentei também 2 colheres de iogurte natural Ficou bom...Amei....
    Agora o iogurte grego apaixonei... achei super simples de fazer e muito parecido com o industrializado.. Na primeira receita deu super certo, so errei na hora de comprar o iogurte(comprei o parcialmente desnatado da marca), não ficou tao magrinho mais uma delicia.. Agora acabei de fazer o segundo pote para poder aproveitar o iogurte natural que sobrou da primeira receita.

    ResponderExcluir
  22. Não li todos os comentários, mas uma dica para a temperatura do leite antes de misturar o iogurte natural (ou colônia da bacilos) é ferver 500ml e misturar com os outros 500ml gelados.
    Chega na temperatura esperada.
    E tem funcionado em 100% das vezes.
    Eu coloco a mistura em uma caixa de isopor (quando não é inverno). No inverno, vai um aquecedor com termostato (aqueles de aquário), para manter o líquido em torno dos 35C.

    ResponderExcluir
  23. Eu ja fiz varios com leite semidesnatado e sempre dava certo. Agora comecei a fazer com o desnatado e nunca deu certo! Ja tentei umas 3 vezes. Ontem, por exemplo. Deixei até hj de manha, umas 8 horas fermentando e mais uma vez estava bem mole... ao fundo um pouquinho mais consistente, dava pra ver que algo se formou, mas mesmo assim no geral ficou bem mole. O que devo fazer? Eu deixo num forno com toalha mesmo, pois nao tenho caixa de isopor. Usei iogurte desnatado da batavo e leite da tirol. Realmente nao sei pq esta dando errado =( deixei la como estava pra ver se fermenta daqui umas horas mas nao sei nao... Ah sim, pra temperatura fiz isso de misturar o frio com o fervido...

    Esses dias fiz um com aquele fermento em pó, e coloquei duas colheres de sopa de leite ninho pois fiquei com medo q ficasse mole, e o fermento em pó é bem mais caro pra se 'estragar'. E esse ficou ótimo! Mas queria realmente q essa receita desse certo com o desnatado...

    Obrigada =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flavia gostaria de saber se da pra fazer essa geléia com morangos e passa a receita para mim por favor? Parabéns pelo seu blog ele nos ajuda muito.

      Excluir
  24. Flavia esta receita do iogurte Grego é maravilhosa.
    Deu super certo obrigada ficou uma delicia!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário!